quinta-feira, 7 de junho de 2012

Plantações de Bananeiras

As plantações de bananeiras são encontradas sobretudo nas regiões Nordeste e Sudeste. A frutífera se desenvolve bem em locais com temperaturas entre 22 e 31 graus. Áreas com ocorrência de geadas ou ventos fortes devem ser evitadas. Planta de regiões úmidas e quentes, a bananeira tem sua origem no sul da Ásia.
Apesar de registrar apenas um cacho por ano, a produção é abundante. As pencas podem ser carregadas com um total de até 200 bananas. A bananeira é constituída de um falso tronco, formado por várias folhas grandes e verde-claras, que atingem de 1,8 a oito metros de altura. Elas nascem do caule subterrâneo da planta, conhecido como rizoma.
Prata, nanicão e pacovan, que produzem cachos e frutos maiores, são as variedades mais cultivadas. Com frutos médios e grandes, a nanica é muito procurada em São Paulo e nos estados do Sul. A banana- maçã é menos produtiva, mas seus frutos são muito valorizados devido ao sabor diferenciado e à boa digestibilidade. No Nordeste e Centro-Oeste predomina a tipo prata, mas a de sabor e aroma mais nobre e de fácil digestão é a banana-maçã. Com teor elevado de amido, a figo e a terra são consumidas cozidas.



0 comentários:

Postar um comentário