segunda-feira, 4 de junho de 2012

Plantação de Melancia de Ponto Novo

O clima de Ponto Novo é do tipo seco sub-úmido e semi-árido com uma temperatura média anual de 23,9°C (Máxima de 29,3° e Mínima de 20°C). O período de chuvas é de Dezembro a fevereiro ou março, com uma pluviosidade anual media de 685mm, sendo que por estar encravado na região do semi-árido tem um alto risco de seca.

A
melancia se desenvolve nos locais onde o período de crescimento das plantas e da maturação dos frutos coincide com dias longos e noites quentes, com temperaturas medias entre 18 e 25ºC.
Nas épocas de grande umidade as moléstias atacam a cultura com forte intensidade, anulando, as vezes, todo o esforço do lavrador.
Plantio
A melancia gosta de muito sol, não resistindo a ventos frios e geadas. O plantio é feitos em covas de 40x40x40cm, com espaçamento de 2x2m para as americanas e de 2x1m para as japonesas. Não é preciso desmanchar os torrões ao lado das covas. Coloque 4 sementes por cova e faça o desbaste após 30 dias, deixando duas plantas por cova.
Na pequena cultura, de menos de mil covas, não convém o sistema de camalhões e sim, o simples coveamento com enxadão. Para isso são abertas covas largas, com 60 x 60 cm. de boca e 25 cm. de profundidade, adubadas e cheias até pouco acima do nível do solo. Não convém levantar a terra nas covas, a fim de que possam as raízes expandir-se sem impecilho




0 comentários:

Postar um comentário